sábado, 31 de outubro de 2015

TEMA: CICLO DA ÁGUA TURMA: 9º ANO DISCIPLINAS ENVOLVIDAS: GEOGRAFIA DURAÇÃO: 2 SEMANAS PROFESSORA: LUCENIR DE OLIVEIRA CRUZ Atividade 3.4 Objetivo Reconhecer a importância da água para o surgimento e manutenção da vida, inclusive da nossa sobrevivência. O que o aluno poderá aprender com estas aulas:  Compreender a importância da água para a vida no planeta;  Conhecer os estados em que se encontra a água;  Desenvolver atitudes de conservação e preservação da água;  Valorizar o meio ambiente.  Desenvolver o gosto pela leitura.  Conhecer e apreciar diferentes tipos de textos.  Produzir textos.  Ampliar o vocabulário.  Interpretar e recontar os textos lidos. Duração das atividades - 03 aulas de 50 minutos cada. Serão apresentadas e/ou levantadas questões norteadoras, para pesquisa e posterior debate  De onde vem a água?  Como a água chega até as nossas casas, pronta para o consumo?  Como a utilizamos?  Como podemos economizá-la, evitando o risco de o recurso faltar no futuro? Os alunos formarão grupos para discutir as questões durante alguns minutos. Na continuidade, farão uma pesquisa na internet buscando responder as questões levantadas, finalizando com uma exposição e debate Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno  Importância da água para a vida;  Os estados da água;  Atitudes de conservação e preservação da água;  Valorização do meio ambiente e da natureza para a vida no planeta. Estratégias e recursos da aula  Propor após a conversa que escrevam coletivamente uma lista de situações em que se usa a água.  Durante o estudo propor a produção de um hipertexto contendo dicas de como preservar a água ou mesmo uma campanha dentro da escola com panfletos organizados pelos alunos. Aula 2. Objetivo Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos. O que o aluno poderá aprender com estas aulas Para desenvolver esta competência é necessário propiciar condições para que os estudantes possam:  Conhecer os diversos usos da água;  Entender o ciclo da água;  Reconhecer a importância da água para a manutenção da vida no planeta Terra.  Desenvolver atitudes e valores voltados para um trabalho colaborativo, que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares. Duração das atividades 03 aulas de 50 minutos cada. Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno Reconhecer a água como sendo um recurso natural renovável essencial para a manutenção da vida. Estratégias e recursos da aula Esta proposta didática busca apresentar situações que instiguem os alunos a compreenderem a importância da água para a manutenção da vida no planeta Terra. Espera-se que as atividades propostas, por meio da observação, descrição, explicação, interação, comparação e análise, promovam a construção de conhecimentos significativos sobre as relações entre as ações da sociedade e suas consequências para o ambiente. Avaliação  A avaliação deve acontecer durante todo o processo, e considerar, entre outros, o envolvimento, a participação, o desempenho e a colaboração dos alunos em todas as atividades.  A compreensão sobre o tema também deve ser considerada no processo avaliativo. Essa compreensão pode ser avaliada durante os debates, na elaboração do relatório e na produção do panfleto.  É importante destacar, ainda, que o significado desta proposta didática não está no acúmulo de informações, mas nas descobertas e novos questionamentos que surgem ao longo do caminho.  A partir daí poderá, por meio da análise das discussões e dos trabalhos escritos, avaliar se o processo possibilitou aos alunos o desenvolvimento de atitudes e valores voltados para um trabalho colaborativo, que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário