sábado, 31 de outubro de 2015

ATIVIDADE 3.3 TEMA DO PROJETO REINVENTANDO A LEITURA INTRODUÇÃO “A leitura não é apenas uma atividade em si, educativa ou informativa, mas um exercício fundamental para o pleno desenvolvimento das capacidades cognitivas individuais” (SISTO, DOBRÁNSZKY, MONTEIRO, 2001). OBJETIVOS GERAL Despertar nos alunos o gosto pela leitura e consequentemente a compreensão do que leem. ESPECIFICOS • Desenvolver atividades de leitura e interpretação de texto com alunos da 5ª série (6º ano); • Produzir textos em formato diversificados: cordel, quadrinhas, poemas, músicas, parlendas, paródias, para exposição na escola; • Construir hipertextos; • Seminário para divulgação do produto final. PROBLEMA A deficiência de leitura e escrita agravada pelo não entendimento do que lêem contribui para a reprovação. METODOLOGIA Atividades diversificadas  produção de textos e hipertextos. Apresentação do tema para os alunos/alunas. Formação de pequenos grupos  Escolha dos livros. Exibição de vídeos. Produção coletiva de hipertextos O processo de estudo PÚBLICO MÍDIAS ATORES E PAPEIS PERÍODO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Serão avaliadas sistematicamente as participações, bem como o empenho e a produção coletiva e individual, visando a reelaboração e adequação das estratégias para o êxito do projeto. BIBLIOGRAFIA ALMEIDA, Maria José P.M. e SILVA, Henrique César da. Linguagens, leitura e ensino da ciência – Campinas, SP: Mercado das Letras, 1998. FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. 17 ed. São Paulo: Cortez, 1987. ________ . Pedagogia da autonomia. 6 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1997. KLEIMAN, Ângela. Oficina de Leitura: Teoria e Prática, 9 ed., Campinas, SP: Pontes, 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário