sábado, 31 de outubro de 2015
ATIVIDADE 3.3
TEMA DO PROJETO
REINVENTANDO A LEITURA
INTRODUÇÃO
“A leitura não é apenas uma atividade em si, educativa ou informativa, mas um exercício fundamental para o pleno desenvolvimento das capacidades cognitivas individuais” (SISTO, DOBRÁNSZKY, MONTEIRO, 2001).
OBJETIVOS
GERAL
Despertar nos alunos o gosto pela leitura e consequentemente a compreensão do que leem.
ESPECIFICOS
• Desenvolver atividades de leitura e interpretação de texto com alunos da 5ª série (6º ano);
• Produzir textos em formato diversificados: cordel, quadrinhas, poemas, músicas, parlendas, paródias, para exposição na escola;
• Construir hipertextos;
• Seminário para divulgação do produto final.
PROBLEMA
A deficiência de leitura e escrita agravada pelo não entendimento do que lêem contribui para a reprovação.
METODOLOGIA
Atividades diversificadas produção de textos e hipertextos.
Apresentação do tema para os alunos/alunas.
Formação de pequenos grupos Escolha dos livros.
Exibição de vídeos.
Produção coletiva de hipertextos
O processo de estudo
PÚBLICO
MÍDIAS
ATORES E PAPEIS
PERÍODO
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Serão avaliadas sistematicamente as participações, bem como o empenho e a produção coletiva e individual, visando a reelaboração e adequação das estratégias para o êxito do projeto.
BIBLIOGRAFIA
ALMEIDA, Maria José P.M. e SILVA, Henrique César da. Linguagens, leitura e ensino da ciência – Campinas, SP: Mercado das Letras, 1998.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. 17 ed. São Paulo: Cortez, 1987.
________ . Pedagogia da autonomia. 6 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
KLEIMAN, Ângela. Oficina de Leitura: Teoria e Prática, 9 ed., Campinas, SP: Pontes, 2002.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário