sábado, 31 de outubro de 2015

Atividade 3.5: Desenvolvimento de projetos TEMA: CICLO DA ÁGUA TURMA: 9º ANO DISCIPLINAS ENVOLVIDAS: GEOGRAFIA, LÍNGUA PORTUGUESA e ARTE DURAÇÃO: 2 SEMANAS CURSISTA: Lucenir de Oliveira Cruz Justificativa Com vista a desenvolver o projeto proposto, o ciclo da água, organizou-se a sequência de atividades a serem desenvolvidas. A escolha do tema fundamenta-se na organização curricular do ensino de Geografia no 9º ano. Com base no pressuposto, foram adotados para nortear o desenvolvimento das atividades: aula expositiva, sessão de vídeo, pesquisa bibliográfica, pesquisa na internet, produção textual. As aulas, com cerca de 50 minutos de duração, foram agrupadas em intervalos de três aulas. Objetivo Geral Reconhecer a importância da água para o surgimento e manutenção da vida, inclusive da nossa sobrevivência. Objetivo Específico O que o aluno poderá aprender com estas aulas:  Compreender a importância da água para a vida no planeta;  Conhecer os estados em que se encontra a água;  Desenvolver atitudes de conservação e preservação da água;  Valorizar o meio ambiente.  Desenvolver o gosto pela leitura.  Conhecer e apreciar diferentes tipos de textos.  Produzir textos.  Ampliar o vocabulário.  Interpretar e recontar os textos lidos. RECURSOS: LIED, material do aluno. TEMPO ESTIMADO: 03 aulas de 50 minutos cada. METODOLOGIAS Serão apresentadas e/ou levantadas questões norteadoras, para pesquisa e posterior debate  De onde vem a água?  Como a água chega até as nossas casas, pronta para o consumo?  Como a utilizamos?  Como podemos economizá-la, evitando o risco de o recurso faltar no futuro? Os alunos formarão grupos para discutir as questões durante alguns minutos. Na continuidade, farão uma pesquisa na internet buscando responder as questões levantadas, finalizando com uma exposição e debate. Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:  Importância da água para a vida;  Os estados da água;  Atitudes de conservação e preservação da água;  Valorização do meio ambiente e da natureza para a vida no planeta. Estratégias e recursos da aula 1º momento: Propor após a conversa que escrevam coletivamente uma lista de situações em que se usa a água, o professor dividirá a turma em duplas. 2º momento: No laboratório de Informática Educativa – LIED Os alunos acessaram à internet para assistir os vídeos A turma da Clarinha e o ciclo da água e Preservação da água. Imagens disponíveis em: http://www.youtube.com/watch?v=g26Wk4gpkws&feature=related (Acesso: 10/08/15) http://www.youtube.com/watch?v=tjuPp9AoMSo&feature=related (Acesso: 10/08/15). Em seguida, os alunos deverão descrever o percurso da água, citando por quais eventuais fases e processos este recurso passa: De onde a água vem? Para onde a água vai? Os alunos demonstrarão suas percepções através de desenhos feitos por eles e produção textual. 3º momento: A produção de um hipertexto contendo dicas de como preservar a água ou mesmo uma campanha dentro da escola com panfletos organizados pelos alunos. Avaliação A avaliação aconteceu durante todo o processo, consideramos, o envolvimento, a participação, o desempenho e a colaboração dos alunos em todas as atividades. Nas discussões observou-se a compreensão sobre o tema e também, os debates, a elaboração do hipertexto e a produção dos panfletos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário