sábado, 31 de outubro de 2015
Atividade C - Forum
A principal atribuição do professor-tutor durante o desenvolvimento das atividades de um curso a distância.
No ensino presencial o professor é “chave”, aquele que dá o pontapé inicial para o processo de aprendizagem e no ensino a distância, o professor-tutor (uma das denominações dadas ao professor nessa modalidade de ensino) é o responsável por esse papel. Logo, na modalidade EAD, o desafio maior é fazer com que o professor-tutor esteja o mais próximo, possível, do aluno. (JARDIM; PEREIRA; RESENDE, 2007), para poder desempenhar suas funções.
Vale lembrar, que as funções desempenhadas pelo professor no ensino presencial diferem das funções exercidas na modalidade a distância, conforme paralelo estabelecido por Sá
Apud Machado e Machado (2004).
Paralelo entre as Funções do Professor e do Professor-Tutor
EDUCAÇÃO PRESENCIAL EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Conduzida pelo Professor Acompanhada pelo tutor
Predomínio de exposições o tempo inteiro Atendimento ao aluno, em consultas individualizadas ou em grupo, em situações em que o tutor mais ouve do que fala
Processo centrado no professor Processo centrado no aluno
Processo como fonte central de informação Diversificadas fontes de informações (material impresso e multimeios)
Convivência, em um mesmo ambiente físico, de professores e alunos, o tempo inteiro Interatividade entre aluno e tutor, sob outras formas, não descartada a ocasião para os “momentos presenciais”
Ritmo de processo ditado pelo professor Ritmo determinado pelo aluno dentro de seus próprios parâmetros
Contato face a face entre professor e aluno Múltiplas formas de contato, incluída a ocasional face a face
Elaboração, controle e correção das avaliações pelo professor Avaliação de acordo com parâmetros definidos, em comum acordo, pelo tutor e pelo aluno
Atendimento, pelo professor, nos rígidos horários de orientação e sala de aula Atendimento pelo tutor, com flexíveis horários, lugares distintos e meios diversos
Fonte: Sá apud Machado e Machado, 2004.
São muitas as atribuições do professor-tutor, porém, a mais importante é despertar no aluno o compromisso com sua aprendizagem, pois o bom educador deve influenciar o aluno de tal modo que o aluno não se deixe influenciar (DEMO, 2009), mas desperte na busca de seu crescimento, a partir dos conhecimentos trabalhados, das pesquisas, reflexões e interações que estabelece com seus pares.
Comungamos aqui com o pensamento de Pedro Demo (2009), “O verdadeiro milagre do professor é conseguir que seu aluno saiba pensar, torne-se cidadão autônomo, cresça em seu processo emancipatório, aprende a confrontar-se com a realidade, desconstrua e reconstrua conhecimento”. A reconstrução do conhecimento quando ancorada as experiências de vida, promove o crescimento do sujeito. Visto que, “a experiência de aprender e ensinar pode ajudar o oprimido a se libertar e, libertando-se, ele liberta também o opressor”, parafraseando Paulo Freire, na Pedagogia do Oprimido, o professor-tutor é detentor da chave que pode libertar o oprimido através do conhecimento.
REFERÊNCIAS
DEMO, Pedro. Ser professor é cuidar que o aluno aprenda. Porto Alegre: Mediação, 2009.
Freire, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 42 ed., 2005.
JARDIM, A. C; PEREIRA, V. S; REZENDE, D.C. O Papel do Professor-Tutor em Cursos de Graduação em EAD: um Estudo de Caso em uma Universidade Federal. Disponível em: http://www.anpad.org.br/EPQ-A472.pdf. Acessado em: maio/2015.
MACHADO, L.D; MACHADO, E.C. O Papel da tutoria em ambientes de EAD. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2004. Acessado em: maio 2015.
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