sábado, 31 de outubro de 2015

Curso- Tecnologias na Educação: Ensinando e A prendendo com as TIC Tutora- Maria de Nazaré Pinheiro Corrêa Aluna- Lucenir de Oliveira Cruz Atividade- 1.1 A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento CAXIAS – MARANHÃO JUNHO/2015 Atividade 1.1- Portfólio A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento O artigo nos remete a uma realidade que é discutida no meio educacional: Como formar cidadãos críticos, participativos e atuantes dentro da nossa sociedade? Como inserir o educando nas novas tecnologias de informação, facilitando o seu acesso a essas fontes de conhecimento de forma que haja uma aprendizagem realmente significativa? No penúltimo parágrafo, Juan Ignácio Pozo, faz uma consideração que de certa forma responde aos questionamentos acima. Ele diz que não é possível pensar em mudar as formas de aprender dos alunos sem mudar as formas de ensinar dos professores. Na sociedade globalizada já não cabe mais a figura do professor detentor do conhecimento. O professor precisa se conscientizar de que ele é um ser em formação continua, um “eterno aprendiz” e, como tal, precisa repensar sua prática profissional - a maneira de ensinar. O autor diz que a escola já não é a primeira e única fonte de conhecimento para os alunos e, em muitos casos, nem a principal. Existem situações nas quais a escola perdeu totalmente seu atrativo para os educandos. Eles são bombardeados constantemente por um universo tecnológico muito mais atraente que o ambiente escolar. A tecnologia disponível é alheia a maioria dos professores, são poucos os que conhecem e dominam os artefatos tecnológicos. Dessa forma, os alunos acabam usando essas ferramentas para outro fim e não para a aquisição de conhecimento. A situação posta se apresenta como uma nova cultura da aprendizagem, e esta exige novas funções discentes e docentes, mas isso só se tornará possível segundo Pozo (2004) se houver uma mudança na forma de pensar educação. Será preciso entender que estamos vivendo em uma sociedade profundamente modificada e influenciada pelas tecnologias. Uma sociedade que está adquirindo uma configuração na dimensão virtual e a informática está agindo como um elemento modificador do comportamento e dos processos (MARTINS; HORTA; MATA, 2004). Nesse sentido, faz-se urgente e necessário que se passe da fase da alfabetização para o letramento e desse para a alfabetização digital, pois não é mais suficiente o simples decodificar de símbolos. É preciso interpretar e contextualizar as informações, ou seja, é necessário desenvolver a capacidade de transformar informação em conhecimento (POZO, 2004). Pozo (2004), afirma que vivemos num mundo cheio de transformações, onde as informações mudam constantemente, assim aprender torna-se uma exigência social.Com essa nova era, o acesso as informações ficou mais rápido e fácil. Para que haja transformação as escolas precisam estar em constante mudanças e sempre atualizadas, o grande desafio é disponibilizar aos alunos o acesso as informações e, ao mesmo tempo transformá-las em conhecimento significativo. Para que essa nova cultura aconteça, exige mudanças no perfil da escola, professores e alunos, para a aprendizagem significativa. De acordo com o texto, sugere o ensino de cinco novas competências para a gestão do conhecimento, sendo elas: -Competências para a aquisição de informação; -Competências para a interpretação da informação; -Competências para a análise da informação; -Competências para a compreensão da informação; - Competências para a comunicação da informação; Portanto, cabe a escola formar alunos para que saibam dar sentido a esse mundo de informações e saber utilizar as novas tecnologias de maneira eficaz. Referências POZO, Juan Ignácio. A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento. Revista Pátio, ano 8, ago/out. 2004. Disponível no link://www.udemo.org.br/sociedade.pdf, acesso em maio/2015.

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