sábado, 31 de outubro de 2015
Curso- Tecnologias na Educação: Ensinando e A prendendo com as TIC
Tutora- Maria de Nazaré Pinheiro Corrêa
Aluna- Lucenir de Oliveira Cruz
Unidade 1
Atividade- 1.6
Roteiro
Nome do cursista: Lucenir de Oliveira Cruz
Projeto: Reciclar e Reutilizar: como e porquê.
Serie: 7º e 8º ano
Descrever: por que escolheu esse projeto?
A geografia vem passando por profundas transformações. Dentro deste contexto ela se apresenta como uma disciplina marcante e imprescindível para a formação de um cidadão crítico, e o professor tem um papel fundamental neste sentido para tanto sua formação deve ser sólida e contínua. O ensino da geografia deve levar o aluno a compreensão do lugar onde ele vive, das necessidades locais na busca de solucionar os problemas da sua comunidade.
Ela é um saber de caráter estratégico que não se serve apenas para educar o cidadão, mas também para ajudá-lo a mudar e compreender o seu meio e o mundo globalizado.
Como foi desenvolvido?
No primeiro momento os alunos pesquisaram, no google, assuntos relacionados com o tema (sob orientação do professor) para intervirem com as posteriores problematizações;
Discussão e apropriações de conceitos fundamentais;
Debate com o auxílio de materiais visuais;
Em um segundo momento, criaram folder com imagens sobre o tema em questão;
Para finalizar, assumir responsabilidades quanto a mudança de comportamento em relação ao tema abordado, os alunos organizaram e apresentaram um seminário e uma exposição para divulgar os dados e as informações coletadas no desenvolvimento do projeto, buscando sensibilizar a comunidade escolar para as mudanças que podem ser desenvolvidas na escola.
Quais conceitos curriculares os alunos utilizaram?
Conscientização ambiental; Importância da redução, reutilização e reciclagem; comportamento com relação ao Meio Ambiente; a relação Meio Ambiente/Ser Humano; produtos recicláveis e/ou biodegradáveis.
Quais recursos tecnológicos foram utilizados?
Computador, impressora, datashow, câmera digital.
O projeto foi executado em dois momentos:
Primeiro na sala de informática com um computador para cada dois alunos para pesquisar o tema, planejar as atividades da parte prática e organizar o folder.
No segundo momento pesquisa de campo para recolher material e conscientizar e/ou sensibilizar a comunidade.
Cite os principais pontos positivos dessa experiência e os pontos que suscitaram preocupações ou dúvidas.
O desenvolvimento das atividades contribuiu para conscientizar os alunos quanto a importância da separação do lixo; para sensibilizar as pessoas que convivem, contribuindo para a multiplicação das informações; identificação dos resíduos que podem ser reciclados.
O planejamento não foi totalmente contemplado em virtude da falta de envolvimento de colegas, apoio da comunidade escolar.
REFLEXÃO SOBRE APRENDIZAGEM.
O trabalho com projeto potencializa a articulação entre saberes das diversas áreas de conhecimento, das relações com o cotidiano. Sendo assim, devemos fazer mais uso dessa ferramenta, de modo que assegure uma aprendizagem significativa, permitindo que o aluno represente o seu conhecimento de modo que ele possa identificar o que sabe e o que precisa buscar para aprofundar esse conhecimento.
Projeto não pode ser confundido com um conjunto de atividades que o professor, propõe para que os alunos realizem a partir de um tema dado pelo professor ou sugerido pelo o aluno, resultando numa apresentação de trabalho (Almeida, 2002).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário