sábado, 31 de outubro de 2015

Curso- Tecnologias na Educação: Ensinando e A prendendo com as TIC Tutora- Maria de Nazaré Pinheiro Corrêa Aluna- Lucenir de Oliveira Cruz Unidade 1 Atividade- 1.6 Roteiro Nome do cursista: Lucenir de Oliveira Cruz Projeto: Reciclar e Reutilizar: como e porquê. Serie: 7º e 8º ano Descrever: por que escolheu esse projeto? A geografia vem passando por profundas transformações. Dentro deste contexto ela se apresenta como uma disciplina marcante e imprescindível para a formação de um cidadão crítico, e o professor tem um papel fundamental neste sentido para tanto sua formação deve ser sólida e contínua. O ensino da geografia deve levar o aluno a compreensão do lugar onde ele vive, das necessidades locais na busca de solucionar os problemas da sua comunidade. Ela é um saber de caráter estratégico que não se serve apenas para educar o cidadão, mas também para ajudá-lo a mudar e compreender o seu meio e o mundo globalizado. Como foi desenvolvido? No primeiro momento os alunos pesquisaram, no google, assuntos relacionados com o tema (sob orientação do professor) para intervirem com as posteriores problematizações; Discussão e apropriações de conceitos fundamentais; Debate com o auxílio de materiais visuais; Em um segundo momento, criaram folder com imagens sobre o tema em questão; Para finalizar, assumir responsabilidades quanto a mudança de comportamento em relação ao tema abordado, os alunos organizaram e apresentaram um seminário e uma exposição para divulgar os dados e as informações coletadas no desenvolvimento do projeto, buscando sensibilizar a comunidade escolar para as mudanças que podem ser desenvolvidas na escola. Quais conceitos curriculares os alunos utilizaram? Conscientização ambiental; Importância da redução, reutilização e reciclagem; comportamento com relação ao Meio Ambiente; a relação Meio Ambiente/Ser Humano; produtos recicláveis e/ou biodegradáveis. Quais recursos tecnológicos foram utilizados? Computador, impressora, datashow, câmera digital. O projeto foi executado em dois momentos: Primeiro na sala de informática com um computador para cada dois alunos para pesquisar o tema, planejar as atividades da parte prática e organizar o folder. No segundo momento pesquisa de campo para recolher material e conscientizar e/ou sensibilizar a comunidade. Cite os principais pontos positivos dessa experiência e os pontos que suscitaram preocupações ou dúvidas. O desenvolvimento das atividades contribuiu para conscientizar os alunos quanto a importância da separação do lixo; para sensibilizar as pessoas que convivem, contribuindo para a multiplicação das informações; identificação dos resíduos que podem ser reciclados. O planejamento não foi totalmente contemplado em virtude da falta de envolvimento de colegas, apoio da comunidade escolar. REFLEXÃO SOBRE APRENDIZAGEM. O trabalho com projeto potencializa a articulação entre saberes das diversas áreas de conhecimento, das relações com o cotidiano. Sendo assim, devemos fazer mais uso dessa ferramenta, de modo que assegure uma aprendizagem significativa, permitindo que o aluno represente o seu conhecimento de modo que ele possa identificar o que sabe e o que precisa buscar para aprofundar esse conhecimento. Projeto não pode ser confundido com um conjunto de atividades que o professor, propõe para que os alunos realizem a partir de um tema dado pelo professor ou sugerido pelo o aluno, resultando numa apresentação de trabalho (Almeida, 2002).

Nenhum comentário:

Postar um comentário