sábado, 31 de outubro de 2015

Atividade 3.6 - Conceito de currículo e o processo de integração de tecnologias ao currículo. 1) Os conteúdos identificados no projeto desenvolvido com seus estudantes estão inseridos no currículo formal? Sim, é o currículo organizado a partir das diretrizes curriculares e determinado pelos governantes. É através deste currículo que se baseia o que será ensinado na escola de forma real. 2) Você consegue inferir quais foram os conceitos, as atitudes e os procedimentos desenvolvidos que não estavam previstos no currículo formal ou não foram explicitados no plano de aula elaborado? A disposição e colaboração dos alunos nas atividades e a criatividade dos mesmos na utilização das ferramentas tecnológicas. 3) Os conceitos, as atitudes e os procedimentos utilizados fazem parte do currículo? Sim, é o caminho a ser trilhado para otimizar o processo de ensino e aprendizagem. 4) O que os estudantes aprenderam sobre o uso de tecnologias constituem parte do currículo? Com certeza, com destaque para a postura que assumiram frente a campanha dentro da escola, para conscientizar a comunidade sobre atitudes de conservação e preservação da água; valorização do meio ambiente e da natureza para a vida no planeta. 5) Então, o que é currículo? O currículo escolar são todas as experiências de aprendizagens desenvolvidas e/ou implementadas pela comunidade escolar e que deverão ser vivenciadas pelos estudantes. Segundo Veiga Neto: “Currículo é uma construção social do conhecimento, pressupondo a sistematização dos meios para que esta construção se efetive; a transmissão dos conhecimentos historicamente produzidos e as formas de assimilá-los, portanto, produção, transmissão e assimilação são processos que compõem uma metodologia de construção coletiva do conhecimento escolar, ou seja, o currículo propriamente dito.” (2002, p.7)

Nenhum comentário:

Postar um comentário