terça-feira, 15 de setembro de 2015

Atividade - 2.9 - Portfólio - PRÁTICA PEDAGÓGICA CICLO DA ÁGUA

Atividade - 2.9 - Portfólio PRÁTICA PEDAGÓGICA CICLO DA ÁGUA Ao analisar o percurso e o preparo dos caminhos que conduziram a realização da atividade concluímos que o tempo destinado ao planejamento da mesma foi curto, o que ocasionou certa dificuldade para encaixar o previsto no tempo aula. Contudo, o trabalho realizado rendeu resultados concretos, uma vez, que os alunos se envolveram bastante, o que permitiu avanço e aprimoramento dos conhecimentos. Em relação a aprendizagem dos cursistas, tivemos oportunidades de lapidar nossos conhecimentos. O percurso tem sido proveitoso, uma vez que a cada atividade aplicada temos possibilidades de reforçar os pontos positivos e replanejar os negativos. No primeiro momento propomos as questões norteadoras: De onde vem a água? Como a água chega até as nossas casas, pronta para o consumo? Como a utilizamos? Como podemos economizá-la, evitando o risco de o recurso faltar no futuro? Os alunos formaram grupos para discutir as questões durante alguns minutos, em seguida fomos ao laboratório de informática para que fizessem uma pesquisa, na internet, buscando responder as questões, finalizamos com a produção de um hipertexto. Gostamos do desenrolar dos trabalhos, a pesar do número de maquinas disponíveis e da lentidão da internet ... a proposta foi boa, ... os recursos não ajudaram, poderia ter sido melhor. Espero aprofundar meus conhecimentos a partir de produções colaborativas na internet em ambientes como a Wikipédia e wikcionário. Acredito que o uso dos ambientes seja vantajoso, uma vez que, as wikis permitem contribuição, ou seja, todos tem a oportunidade de acrescentar, informar e aprender cada vez mais. A Wikipédia já conhecíamos e usamos bastante para fazer pesquisas, o wikcionário é novidade, achamos interessante e pretendemos usar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário