terça-feira, 15 de setembro de 2015
Atividade 2.10- Registro digital da experiência
Atividade 2.10- Registro digital da experiência
Registro Digital da Experiência – o hipertexto.
Com vista a desenvolver o proposto neste trabalho cientifico, o objeto de aprendizagem escolhido foi o ciclo da água. Tal escolha fundamenta-se na organização curricular do ensino de Geografia no 9º ano do Ensino Fundamental.
O projeto foi desenvolvido na escola municipal Joaquim Francisco de Souza, na turma da 9º ano do Ensino Fundamental, formada por 27 alunos. A atividade contou com a colaboração das professoras Raimunda Ferreira Pereira Coelho e Maria Ester Ferro Chaves, professoras multiplicadoras do NTE-Caxias. Durante o desenvolvimento da atividade os alunos recorreram bastante às professoras a fim de obter informações que os auxiliassem no desenvolvimento da atividade proposta.
A atividade objetivava reforçar o conteúdo desenvolvido em sala de aula, levando-os a perceberem que existem outras formas de se obter conhecimento além da sala de aula e da participação continua do professor. Tivemos a oportunidade de observar o envolvimento dos alunos nas atividades, desde o momento em que foram propostas até a culminância. Os nossos alunos, como a maioria dos adolescentes dominam com muita segurança jogos e rede social e, conhecem pouco sobre a aplicação da informática na produção de conhecimentos, fato comprovado no momento em que tiveram que produzir um hiperlink, pesquisar no Wikipédia e no RIVED, pois apresentaram muitas dúvidas, dificuldades que foram superadas em parte, o mais importante é que um aluno deu suporte ao outro, então percebemos que vale a pena propor aos nossos alunos atividades diferenciadas, pois todos tem a capacidade de interagir e até mesmo trocar experiências com seus colegas.
O envolvimento dos alunos contribuiu no desenvolvimento da atividade e facilitou a aprendizagem. A novidade de uma aula diferente desperta o interesse e aguça a atenção e o empenho dos alunos.
Pontos que vale destacar:
1- Descrição do projeto com seus objetivos: o principal objetivo do projeto era sensibilizar e conscientizar os alunos para a importância de preservar as nascentes dos mananciais. Bem como, reconhecer a importância da água para o surgimento e manutenção da vida, inclusive da nossa sobrevivência. O trabalho foi desenvolvido através de aulas expositivas, sessão de vídeo, visita ao ambiente de aprendizagem RIVED, pesquisa na internet, aplicação de atividades práticas e visita aos mananciais da zona urbana de Caxias-MA.
2- Características da turma em que foi experimentado: concretizamos nossa atividade na turma do 9º ano do Ensino Fundamental como o apoio das professoras multiplicadoras Raimunda Coelho e Ester Ferro, a turma é composta por 27 alunos.
3- Descrição de como se desenvolveu: foi proveitoso. Os alunos já possuem o hábito de lidar com computadores, o que facilitou o manuseio e a participação dos mesmos. A aula teve início com a turma assistindo ao vídeo Reservas Hídricas do Brasil da TV Escola. Ao final da aula, eles (os alunos) produziram pequenos textos sobre o conteúdo trabalhado utilizando o laboratório de informática.
Um ponto alto do projeto foi a visita aos principais mananciais de nossa cidade, com o objetivo de sensibilizar e conscientizar os alunos para a importância de preservar as nascentes dos mananciais.
4- Resultados obtidos: os resultados foram melhores que o esperado, o auxílio dos professores, quando solicitados, favoreceu o uso correto do computador e da internet para a realização da atividade proposta.
5- Conclusões: como professora da turma e também cursista, posso afirmar a atividade foi muito interessante, ajudou na integração da tecnologia no dia-a-dia da sala de aula, favoreceu o aprendizado dos alunos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário