quinta-feira, 23 de julho de 2015
Atividade com hipertexto ou Internet
Atividade 2.7
TEMA: CICLO DA ÁGUA
TURMA: 4ª ETAPA DA EJA
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS: GEOGRAFIA, LINGUA PORTUGUESA, ARTE
DURAÇÃO: 3 SEMANAS
EQUIPE:
LUCENIR DE OLIVEIRA CRUZ
MARIA ESTER FERRO CHAVES
RAIMUNDA FERREIRA P. COELHO
CONTEUDOS:
A importância da água
A água potável: um recurso escasso
Bacias hidrográficas do Brasil
OBJETIVOS:
Reconhecer a importância da água para o surgimento e manutenção da vida, inclusive da nossa sobrevivência; Analisar criticamente o uso deste recurso e verificar se ele é adequado ou indevido
Identificar as bacias hidrográficas do Brasil destacando as principais bacias da região nordeste.
COMO SERÁ DESENVOLVIDO O TRABALHO:
O trabalho será desenvolvido através de aulas expositivas, sessão de vídeo, visita ao ambiente de aprendizagem RIVED, pesquisa na internet, aplicação de atividades práticas e visita aos mananciais da zona urbana de Caxias-MA.
1º MOMENTO:
Questões norteadoras:
De onde vem a água Como a água chega até as nossas casas, pronta para o consumo?
Como a utilizamos?
Como podemos economizá-la, evitando o risco de o recurso faltar no futuro?
Os alunos formarão grupos para discutir as questões durante alguns minutos. Na continuidade, farão uma pesquisa na internet buscando responder as questões levantadas, finalizando com uma exposição e debate
SEGUNDO MOMENTO
Descrição da Aula:
A aula terá início com a turma assistindo ao vídeo Reservas Hídricas do Brasil da TV Escola. Ao final da aula, eles (os alunos) produzirão pequenos textos sobre o conteúdo trabalhado utilizando o laboratório de informática.
3º MOMENTO
Fazer visitação aos principais mananciais de nossa cidade, com o objetivo de sensibilizar e conscientizar os alunos para a importância de preservar as nascentes dos mananciais
CULMINANCIA
Será organizada uma feira onde os alunos farão exposição do resultado dos seus trabalhos, bem como farão palestras referente ao que concluíram.
domingo, 19 de julho de 2015
Atividade B- Portfólio
A leitura do texto de Almeida (2003). Destaca o importante papel que a internet, enquanto ferramenta tem contribuído para o crescimento humano, pois o conhecimento que podemos armazenar e consultar através dela é infinito. Como tudo na vida tem pontos positivos e pontos negativos, que precisam ser gerenciados para o êxito do processo.
A pesquisadora destaca que um dos pontos cruciais para o sucesso da “nova” forma de aprendizagem é o envolvimento que aluno e professor devem ter. vale lembrar que, a falta de envolvimento do professor (tutor, mediador, ...) e dos alunos, conduz a uma perda da produtividade e até mesmo do aproveitamento do ensino. De acordo com Almeida (2003), para que isso não aconteça, é preciso que esteja bem definido o papel de cada um dos agentes no processo e que haja interação entre aluno e professor.
A Aprendizagem Assistida por computador (AAC) é outro fator importante para o aumento do aprendizado e da colaboração, e auxilia na potencialização do uso das TIC. Porém, “é preciso criar ambientes que favoreçam a aprendizagem, despertem a disposição para aprender, disponibilize as informações pertinentes de maneira organizada e promovam a interiorização de conceitos construídos”. Almeida apud Almeida (2003).
Na educação on-line, uma modalidade da educação a distância, na qual a comunicação se dá, de forma assíncrona (a comunicação não é em tempo real) ou síncrona (a comunicação que é feita online, simultânea). O papel do professor ainda é muito importante, embora com nova configuração, visto que, ele passa a ser parceiro do aluno, acompanhando de perto o desenvolvimento de suas ideais e propostas.
Outro ponto abordado pela pesquisadora e que considero importante, é a necessidade de se trabalhar o desenvolvimento de competências relacionadas com a alfabetização e inclusão digital para que as pessoas interessadas em participar de cursos à distância possam ter fluência tecnológica a fim de desenvolver da melhor maneira possível as atividades que dependam dos suportes digitais.
Atividade- 1.7
Avaliação da Unidade 1
As leituras indicadas foram fundamentais para a realização das atividades e relevantes para minha prática pedagógica, pois procuro me manter atualizada e sei que as tecnologias de informação e comunicação devem ser usadas para expandir o acesso a informação atualizada e, favorecer a criação de ambientes de aprendizagem que privilegie a construção do conhecimento, a comunicação e a inter-relação entre as disciplinas curriculares.
Tive a oportunidade de trabalhar melhor com projetos, estabelecendo prioridades, buscando parcerias e procurando aproveitar mais e melhor os conhecimentos que os alunos trazem de sua realidade, bem como suas experiências, necessidades e desejos. Acredito que só assim o professor conseguirá se aproximará mais do seu aluno, estabelecendo uma interação entre ambos, condição necessária à aprendizagem.
No início fiquei um pouco apreensiva, em virtude do pouco tempo para realização das atividades, contudo foi repensado pela formadora e ficou tudo certo. Sinto falta de maior interação entre os colegas nos fóruns, apesar de também participar pouco. Acho que precisamos adquirir o hábito de socializar mais as informações para que todos possam crescer.
As tecnologias midiáticas são fontes de informação, conhecimento e aprendizagem como é sabido por todos que fazem ou fizeram parte dos cursos do e-proinfo, seria interessante começar a pensar em autoria, fica a dica.
Atividade- 1.5
Tecnologias existentes na escola e modo como são utilizadas
A necessidade de transformar a sala de aula tem levado a maioria das escolas e dos professores aderirem ao uso das tecnologias disponíveis na escola e repensarem as metodologias na tentativa de construir um currículo que contemple os interesses dos alunos, as exigências legais e as mudanças globais que ocorrem tão rapidamente.
Dessa forma, o atendimento a uma nova concepção pedagógica se faz necessário, já que o aprender não está centrado no professor, mas no aluno, e sua participação determina a construção do conhecimento e o desenvolvimento de habilidades cognitivas. Além disso, o aprendizado já determinado pelo professor no modelo antigo de educação vem sendo substituído pela necessidade de aprender a aprender, obrigando os professores a buscarem uma formação continuada que os habilitem para a era da informação.
Tendo como pressuposto que a possibilidade de interagir com outros sujeitos seja papel fundamental no uso da tecnologia. Na escola, Cristóvão Colombo, as tecnologias mais utilizadas pelos professores e alunos são os computadores que são utilizados para fazer pesquisas, produção de textos, navegarem na internet, construção de projetos, planos de aula e planejamentos em geral. A escola dispõe ainda de televisão e DVD para assistirem programação de vídeos e aulas expositivas, sendo que cada turma tem seu horário pré-determinado; data show para utilização em reuniões, aulas expositivas e eventos em geral; aparelhagem de som completo com mesa, caixas e microfones; filmadora e câmera digital.
Toda equipe de trabalho sabe que é importante a inserção dos recursos tecnológicos na escola e que é preciso saber utilizar bem as tecnologias a fim de facilitar o processo ensino aprendizagem, porém, nem todos os professores utilizam.
Assinar:
Postagens (Atom)