segunda-feira, 29 de dezembro de 2014
Diretrizes da escola frente ao uso das mídias sociais
O uso de Mídias Sociais na Escola
Atualmente, a sociedade globalizada se movimenta pelo conhecimento e pela informação. Essa informação é cada vez mais rápida e dinâmica em virtude dos avanços tecnológicos que impulsionam cada vez mais a Educação à renovação, logo a internet e suas redes sociais constituem-se, provavelmente, a maior fonte de informação, conhecimento e consequentemente o compartilhamento das mesmas. Além disso, o ser humano necessita se comunicar com outras pessoas, ampliar suas relações e as redes sociais viabilizam essa comunicação, uma vez que barreiras econômicas, geográficas e culturais tendem a ser transponíveis via esse novo modo de relacionamento pelos espaços virtuais. Contudo, utilizar as redes sociais virtuais como um espaço dentro do contexto da escola é um assunto que precisa ser amplamente discutido pelos educadores.
2.Justificativa para o uso das Mídias Sociais na Escola
Vivemos em mundo onde as novas estratégias e suportes de comunicação como
comunidades virtuais, blogs, fóruns e outros estão cada vez mais presentes. Permitindo a
interação social a partir do compartilhamento da informação, contribuindo assim para o
surgimento de novas formas de aprender e de ensinar.
Com base no exposto pretendemos fazer esse papel de mediador entre o professor e o aluno na busca de um melhor aproveitamento do advento das redes sociais em prol da aprendizagem, visto que nossos alunos assim como todos estão cada vez mais conectados com as mídias sociais e utilizando as redes sociais com propriedade, na maioria das vezes superior aos professores e isso pode se converter em benefícios para a educação desde que sejam orientados nesse sentido.
Precisamos, no entanto, promover e incentivar o uso responsável das mídias sociais no
ambiente escolar, para que os educandos, além de possuírem mais uma ferramenta para um aprendizado dinâmico e interativo, percebam a vulnerabilidade com que se expõem ao utilizá-las sem o conhecimento adequado.
3.Diretrizes
É importante perceber que a inserção das mídias sociais na educação se apresenta como
uma ferramenta que contribui para a interação e a socialização do conhecimento, porém as mídias por si só não irão conseguir que os alunos construam seus saberes. É preciso que se desenvolva um trabalho interdisciplinar, caso contrário, os conteúdos serão apresentados de forma descontextualizada e completamente isolados da realidade na qual estão inseridos. Ambientes ricos em ferramentas interativas são importantes, porém, é necessário, que os profissionais estejam preparados para utilizar os recursos disponíveis a fim de promover as interações e cooperações de todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.
4.Considerações Finais
As redes sociais devem ser utilizadas de forma segura e responsável, para que isso ocorra é preciso planejamento, organização e a participação efetiva de todos os membros da escola, em especial dos professores, a fim de que, elas sejam uma extensão virtual da escola, a ferramenta pedagógica que contribui para uma aprendizagem significativa, porém a inserção das mesmas no contexto educacional é complexo, logo pode se concluir que a inserção bem como a utilização de maneira adequada das mídias sociais
na educação representa evidentemente novos desafios a serem vencidos.
5.Referências Bibliográficas
Redes de Aprendizagem - Guia do Cursista/ Mônica Carapeços Arriada, Edla Maria Faust Ramos. - 1. ed. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2013ISBN 978-85-296-0114-4 1. Educação à distância. 2. Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional. I. Arriada, Monica Carapeços. II. Ramos, Leda Maria Faust. III. Título.
DUARTE, Vânia. As redes sociais como aliadas da aprendizagem. Em< http://educador.brasilescola.com/sugestoes-pais-professores/as-redes-sociais-como-aliadas-aprendizagem.htm>Acesso em 20 de Dezembro de 2014. Disponível em: A Rede Social na Escola. Acesso em 20 de Dezembro de 2014
Compartilhando experiências de uso de redes sociais
Os provérbios populares: “Quem tem boca vai a Roma” e “A ocasião faz o ladrão” traduz bem os desafios de qualquer profissão. O novo, na era tecnológica, desafia o professor a buscar soluções criativas e inteligentes para enfrentar, os obstáculos da sala de aula, logo, precisamos estar preparados para exercer a docência com qualidade. Ingressar na equipe do NTE/Caxias - MA, oportunizou o desenvolvimento de habilidades com as mídias, aprofundar conhecimento sobre as possibilidades didáticas das ferramentas tecnológicas e redes sociais, bem como planejar e executar atividades com o uso das mesmas. O Messenger, foi minha primeira experiência com rede social. Até esse momento – minha entrada no NTE – só utilizava as redes sócias para teclar com amigos, depois vieram os cursos, continuei aprendendo, em outros momentos, como tutora, orientando cursistas ajudei a criar conta em Orkut, Blogs, Facebook, Hotmail, Gmail, Skype e outros. Já em relação ao auxílio de outros colegas e como tutora do NTE fico sempre a disposição de colegas da Rede Estadual e Municipal que não se sentem tão à vontade com estes tipos de mídia, acredito que a troca de experiência pode nos ensinar bastante. Críticas sempre há, pois as coisas não acontecem, cem por cento, conforme o planejado. Insegurança e falta de habilidades com algumas ferramentas são as limitadoras da nossa criatividade, pois nem sempre conseguimos executar o que desejamos. E em relação a nós mesmos, às vezes deixamos de aprender ou ensinar por medo de cairmos em algum site não seguro, mais por outro lado, temos que procurar seguir dicas de segurança.
Assinar:
Postagens (Atom)